Dicas de Alimentação para as festas de fim de Ano!!!

 

Dica da nutricionista para uma ceia saudável.

Festas de final de ano e alguns quilinhos a mais, será   que precisa ser assim?   A partir do momento que temos a consciência alimentar tudo fica bem mais fácil, para isso é necessário passar pela Reeducação Alimentar, assim você saberá quais alimentos   pode comer com uma boa saúde.

Algumas dicas para uma bela ceia de final de ano.

Vamos pensar na proteína, temos o famoso Peru de natal apreciado por muitas famílias, por ser uma carne mais sequinha é uma ótima opção, importante é utilizar temperos naturais, frutas frescas podem ser adicionadas aos pratos. Prepare uma calda de frutas, pegue um abacaxi doce, corte em pedaços adicione agua e deixe cozinhar   por   30 minutos, logo você terá um abacaxi em caldas, pode fazer   com pêssego adicionar o suco de maçã integral e fazer mesmo processo.

Outra carne mais seca é o lombo de porco, que também é uma ótima opção, que tal junto com frutas frescas.  Se você não come carne, temos algumas proteínas que podem ser preparadas e ficam pratos deliciosos, como o Shimeji preto, cogumelos, quinoa, tofu, lentilhas em preparações quentes e frias.

Agora junto com a proteína temos que adicionar as fibras, que tal uma linda salada de folhas com tomatinho cereja e mozzarella de búfala. Além da salada  de folhas uma salada de legumes também pode ser adicionada a mesa como  brócolis, cenoura, beterraba, pepino, vagem, chuchu,  abobrinha em tiras.

Outra opção muito interessante e deliciosa é a maionese de avocado segue a receita:

1 abacate maduro médio levemente amassado (Cerca de 400g)
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
2 colheres (de sopa) de mostarda. (Sem conservante e sem aditivo)
2 colheres (de sopa) de suco de limão
Sal a gosto
1 dente de alho sem o miolo (opcional)
Aproximadamente 1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva
Em um liquidificador, coloque o abacate, a salsinha picada, a mostarda, o suco de limão, tempere com sal a gosto e se gostar acrescente um dente de alho sem o miolo. Bata e adicione cerca de ½ xícara de azeite aos poucos até obter uma textura de maionese. Caso necessário, auxilie com a colher. Se quiser, adicione mais temperos de sua preferência.

Pronto escolha legumes como cenoura  ralada, batata doce, vagem etc..  é só  misturar  a  sua maionese, fica incrível.

Muitas pessoas não conseguem deixar de lado o arroz, o carboidrato. A preferência   são os integrais  com grãos, e um bom tempero já fica  uma delícia,  acrescentar  passas, milho, nozes   pode deixar  o arroz mais nutritivo e a sua  mesa muito mais  linda,  mas  lembre-se  da  quantidade  que deve  colocar   no  prato, duas  colheres  de sopa  de arroz   junto   com   um  lindo prato de saladas   mais  os  legumes  e a sua carne  escolhida,  já  vai  deixar você  muito satisfeito.

Para as sobremesas   tenha em mente   que as substituições podem ser feitas para   ficar mais saudável, lembrando que o excesso de qualquer tipo de açúcar não é indicado, por isso dê preferência para gelatinas, saladas de frutas com:  Maçã, abacate, cereja, limão, morango, blueberrys, pera, cereja, melão, laranja, mirtilo, amora.  Frutas secas damasco, tâmaras, ameixa, uva passas.

Vou deixar uma receita saborosa e nutritiva de um creme para que você possa colocar em cima das frutas, da gelatina, cobertura de bolo ou recheio,

01 xicara de castanha de caju crua, deixe de molho por 8 horas.

Adicione um pouco de água limpa ou água de coco, você escolhe.

Bata no liquidificador até que fique homogêneo, bem cremoso.

Pronto seu creme está  pronto,  você pode adicionar  baunilha  e adoçar  com açúcar  de coco.

Se quiser um creme de cobertura ou recheio para um    bolo    adicione cacau ao creme de caju, faça   e veja que saboroso, a criatividade é sua   e o paladar também, se quiser, adicione frutas vermelhas vai ficar muito interessante.

Comer bem e saudável é uma boa opção para manter a nossa saúde em dia.   Lembre-se que a reeducação alimentar lhe traz hábitos de vida saudável   sempre com muito prazer, a sua família agradece.

Boas festas   !

 

 

 

 

Conheça o PRAFI- Programa de Reeducação Alimentar Familiar e Individual.

PRAFI CAR DE BEM COM A  VIDA

Acesse o site www.oequilibriototal.com  e click no link PRAFI.  E SAIBA MAIS.

 

1 comment

Carla Riso

25 anos de experiência na função de Gerente e Diretora de Marketing, elaborando e executando estratégias e iniciativas de Marketing, Mídia & Estratégias Digitais integrados, incluindo branding, digital, e-business, CRM, on-line, mídia social, através de técnicas de “cross-functions” com análise em tempo real, no Brasil e no exterior. Acostumada a provocar a expansão da carteira de clientes através da inclusão de Leads, do retorno de inativos e a fidelização; com aumento da intenção de compras em todas as linhas de negócios, do ROI e da receita.

Carla RisoDicas de Alimentação para as festas de fim de Ano!!!

Related Posts

1 comment

Join the conversation
  • Carolina Marangoni - 21 de dezembro de 2016 reply

    Sensacional essa matéria, apesar de ir numa ceia de família onde cada um leva um prato diferente, com as dicas dessa matéria você mesmo pode se controlar e saber o que comer, sem burlar a reeducação!!! Vale a leitura!! Parabéns e sucesso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *