Fome Emocional ou Fome Fisiológica

Aprendendo a identificar as diferenças

entre a Fome Fisiológica e Fome Emocional

fica mais fácil manter-se no peso ideal.

 

Confira 10 dicas que podem

ajudar neste processo.

 

Você sabia que, segundo o Vigitel, mais da metade dos brasileiros está acima do peso e cerca de 18% são obesos? Os números colocam o Brasil no 5º lugar entre os países mais obesos do mundo. A taxa de obesidade tem crescido globalmente nos últimos tempos e, de acordo com o estudo realizado pela Revista Científica Lancet, um quinto dos adultos do mundo serão obesos em 2025.

Muitos fatores concorrem para o ganho de peso, inclusive distúrbios metabólicos e hormonais que precisam ser identificados e tratados. No entanto, em grande parte dos casos o ganho de peso está relacionado à má alimentação, à vida sedentária e a questões comportamentais e emocionais, como a ansiedade e o stress.

Cá entre nós, ninguém engorda do dia para a noite! Com frequência vamos nos descuidando de nós mesmos e, sem perceber, já ganhamos alguns gramas a mais, o que em semanas podem somar muitos quilos indesejáveis! E quando chega o Verão, queremos emagrecer de forma rápida e indolor com dietas milagrosas que podem até nos ajudar a perder peso… porém, as evidências nos mostram que, na maior parte dos casos, o peso perdido é recuperado e muitas vezes ultrapassado… e o ciclo se repete, agregando frustração e diminuição da confiança na capacidade de emagrecer definitivamente.

O ato de comer tem uma relação próxima com os nossos sentidos, pensamentos, sentimentos, afeto. Você já ouviu falar do termo “comer emocional”? Sem perceber podemos usar a comida (principalmente as mais calóricas) para preencher carências afetivas ou como válvula de escape para os momentos de maior tensão, ansiedade e stress. Além do prazer que o comer proporciona, a comida contribui para a liberação da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Resultado: acabamos comendo mais quantidade com menos qualidade, movidos pelo impulso no piloto automático.

 

Fome fisiológica Fome emocional
Surge gradualmente Aparece de repente
Ingestão de uma refeição ou lanche mais completo e variado Ingestão de um tipo de alimento, que se torna “confortante”
Como surge gradualmente, normalmente é possível esperar um pouco para comer Necessidade urgente, não é possível esperar
Para de comer quando saciado Não para de comer, mesmo que saciado
Não desaparece se a pessoa vai fazer outra coisa Desaparece quando surge alguma distração com outra atividade
Causa sensações positivas depois de comer, como sensação de prazer e bem estar Causa sensações negativas após comer, como culpa e frustração

 

Qual o seu objetivo para 2017? Você quer emagrecer apenas para 1 verão ou deseja algo que se sustente ao longo do tempo?

A seguir apresentamos 10 dicas que vão fazer você perder peso definitivamente e entrar em 2017 com o pé direito, na direção do que pretende.

1-Descubra Por quê e Para quê você quer emagrecer.

Quando conseguir emagrecer, que diferença isso fará na sua vida? Se desafie a fazer a maior lista possível com os seus motivos e os ganhos que perder peso lhe trará e vá acrescentando itens a cada dia (por ex: ter mais saúde, mais energia para brincar com os seus filhos, disposição para o trabalho, melhorar a sua autoestima, engravidar, caber naquele vestido, envelhecer mais saudável, dormir melhor, etc.). Deixe essa lista em um local visível para aumentar a sua motivação.

 

2-Fuja das dietas da moda.

Dietas muito restritivas, além de causar perda de massa magra e efeito sanfona, podem trabalhar contra o seu objetivo aumentando a sua ansiedade e tensão, fazendo com que o seu corpo sinta maior necessidade de alimentos que gerem satisfação rápida, como os ricos em açúcar e gordura.

 

3-Não queira mudar tudo de uma vez

Siga passos graduais para fazer as mudanças. Para mudar um hábito ou comportamento é importante planejar bem as metas a serem atingidas de curto, médio e longo prazo. As metas de curto prazo servem para dirigir nossa atenção para as atividades que são importantes no percurso e para que possamos programar as estratégias necessárias até atingirmos nosso objetivo final.

 

4-Defina metas SMART.

As metas devem ser traçadas por você, segundo as suas capacidades e desejos, considerando a sua rotina e suas condições. Metas Smart são Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e Temporais. Por exemplo: Vou comer uma fruta no café da manhã, de segunda a sexta.

 

5-Antecipe os obstáculos

O que pode te impedir de atingir a meta? Bole estratégias para que você drible os obstáculos, tomando-os desafios e não impedimentos. Por ex: mude de restaurante, caso o que você costuma almoçar tenha muitos alimentos gordurosos, ou encha o prato com salada de sua preferência antes de comer os pratos quentes.

6-Se conheça melhor!

Diante da “fome” ou da “vontade de comer”, observe os seus sentimentos, pensamentos e emoções. Tome consciência de como você reage quando está mais tenso ou ansioso.  Escreva o que aconteceu, o que pensou e sentiu ou procure conversar com alguém sobre o que está te incomodando ou preocupando. Essa é uma forma de conseguir aliviar a ansiedade e não descontar na comida.

 

7-Treine a sua respiração.

Isso irá ajudar nos momentos de maior tensão e ansiedade: foque a atenção na sua respiração, procurando deixá-la o mais lenta e profunda possível, mentalize emoções positivas e se imagine em um lugar que te traga a sensação de segurança e tranquilidade. Use a respiração pra relaxar antes de comer: inspire profundamente, enchendo bem os pulmões de ar e expire também profundamente, até que todo o ar dos pulmões seja expelido. Repita por 4 a 5 vezes e só depois inicie a sua refeição, com calma e prestando atenção na sua comida!

 

8-Engaje as pessoas com o seu projeto de emagrecimento.

Quanto mais pessoas estiverem no mesmo propósito que você, menores serão as chances de recaídas e maior será a motivação. Que tal escalar um “time”? Mapeie quem são as pessoas ou grupos que podem te ajudar e qual o papel de cada um no seu processo de perda de peso. Esta ajuda pode ser abrangente como rever a sua lista de compras, aprender a cozinhar de forma mais saudável, praticar juntos uma atividade física, fazer as técnicas de relaxamento com você, ouvir os seus desabafos.

 

9-Não hesite buscar ajuda profissional

Profissionais qualificados como coach, nutricionista, psicólogo e/ou psiquiatra podem ser muito importantes para te ajudar a ter sucesso nesta jornada!

 

10-Aprenda com os insucessos

Em vez de se culpar quando não atingir uma meta, encare isso como uma oportunidade de aprendizado sobre o processo e sobre você mesmo. O que você aprende com essa experiência que pode te ajudar a ter um resultado diferente no futuro? Reflita: o que teria que ter acontecido para que você conseguisse o que se propôs? Por exemplo: “se eu colocasse um alarme, conseguiria ter me lembrado de comer a fruta da manhã”. E use esses aprendizados a seu favor!

Rosalina Moura é psicóloga, Health and Wellness Coach pelo American College of Sports Medicine, Coach de Gestão do Stress, Coach de Emagrecimento e terapeuta de casais. Em 2001 ela criou a RUMO, que tem como  foco principal de atuação o desenvolvimento de programas de bem-estar e gerenciamento do stress para pessoas e empresas.  www.rumosaudavel.com.br

 

Lara Natacci é nutricionista, Health and Wellness Coach pelo American College of Sports Medicine e Coach de Emagrecimento. Colaboradora de programas de TV como o Bem-Estar da Globo. Diretora da Diet Net. www.dietnet.com.br

Texto Cris Fusco

Flavia Fusco Comunicação

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www.facebook.com/flaviafuscocomunicacao

 

 

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Carla Riso

25 anos de experiência na função de Gerente e Diretora de Marketing, elaborando e executando estratégias e iniciativas de Marketing, Mídia & Estratégias Digitais integrados, incluindo branding, digital, e-business, CRM, on-line, mídia social, através de técnicas de “cross-functions” com análise em tempo real, no Brasil e no exterior. Acostumada a provocar a expansão da carteira de clientes através da inclusão de Leads, do retorno de inativos e a fidelização; com aumento da intenção de compras em todas as linhas de negócios, do ROI e da receita.

Carla RisoFome Emocional ou Fome Fisiológica

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  • Maria Constança Peres Pissarra - 4 de março de 2017 reply

    Bom texto, curto e esclarecedor, escapa das dicas mirabolantes sobre emagrecimento.

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