Formas de Sucesso

 

Dia destes li uma reportagem muito interessante que mencionava uma lista de pessoas, alguns gênios, outros bilionários, muitos dos quais sequer chegaram a terminar os seus estudos de ensino superior, outros já tinham ficado milionários antes mesmo de receberem o seu diploma.

Particularmente estou convicta de que a forma mais fácil, tranquila e segura de se acumular patrimônio, procurar a estabilidade e ter conhecimentos técnicos é cursando uma universidade, seja qual for, atualmente dada a tecnologia e as rápidas mudanças, é imperativo após a conclusão do curso superior a continuidade dos estudos, sejam por pós-graduações, especializações e MBA. A reportagem ainda me lembrou de  um exemplo que um professor deu, quando alguém mencionou em sala de aula a quantidade de dinheiro ganho por um famoso jogador de futebol, o professor então questionou, quantos jogadores no mundo estavam nesse nível de rendimentos e quantos jogadores profissionais existem, mas voltando, não podemos desprezar o fato de que existem pessoas bem sucedidas que não chegaram a cursar o ensino superior, isto me levou a parar para fazer uma reflexão e algumas ponderações, entendendo que embora importantíssimo, existem alguns outros fatores além do aprendizado em escolas.

As pessoas que fazem aquilo que gostam tem maiores chances de obter sucesso, pois desta forma trabalhamos por prazer e não por obrigação, o prazer não tem limites, já a obrigação tem um horizonte muito curto.

Persistência, obstinação e muito foco, estas palavras são poderosas, focar no alvo, conhecer o caminho e entender que nos negócios nem sempre a linha reta é o menor caminho entre dois pontos, já que na maior parte das vezes alterações de percurso são necessários para atingirmos mais rapidamente o ponto de chegada, mas para isso, a persistência é necessária, pois os não obstinados podem entender isto como um fracasso e desistir no meio do caminho e aqui não posso esquecer de mencionar a automotivação.

Entender os problemas cotidianos pensando fora da caixa provoca grandes ide
ias, a observação e constatação de necessidades de melhoria provocam ideias disruptivas, as quais derrubam uma tecnologia existente no mercado, que se bem planejada provoca um enorme sucesso, considerando sempre a máxima: “Não adianta reinventar a roda”, nesse caso é melhor seguir o caminho de evolução ou inovação, o que também é uma necessidade de mercado.

Aperfeiçoar-se na retórica para saber vender uma ideia, aquele que acredita naquilo que faz, naturalmente consegue passar não apenas as características, mas os benefícios e aqui está um grande diferencial, pois o mercado entende facilmente o valor que o produto / serviço pode agregar.

Estar atento aos pequenos detalhes para abrir novos horizontes, lembram da maçã do Newton? são pequenas coisas que por parecerem tão obvias, a maioria das pessoas não dedicam tempo para pensar.

Aprender com os próprios erros para tornar-se mais técnico naquilo que faz, além de deixar extravasar a genialidade e o brilhantismo interior que carregamos dentro de nós.

Em cada nome que analisei vi que estas definições estão, de alguma forma, presentes, tenha a pessoa concluído um doutorado ou não, existe uma equação entre estudo, vivencia prática, técnicas inerentes a cada ser humano e alguns outros fatores que aprenderei no futuro, cada um de nós possui este potencial, como disse um grande gênio da humanidade, se começarmos a agir de forma diferente, os resultados também o serão. Vamos colocar em prática?

 

 

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Carla Riso

25 anos de experiência na função de Gerente e Diretora de Marketing, elaborando e executando estratégias e iniciativas de Marketing, Mídia & Estratégias Digitais integrados, incluindo branding, digital, e-business, CRM, on-line, mídia social, através de técnicas de “cross-functions” com análise em tempo real, no Brasil e no exterior. Acostumada a provocar a expansão da carteira de clientes através da inclusão de Leads, do retorno de inativos e a fidelização; com aumento da intenção de compras em todas as linhas de negócios, do ROI e da receita.

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