Novembro Azul

Estamos   em Novembro e o Outubro  rosa   já se  foi,  mas os cuidados  devem permanecer.  Prevenir o câncer seja ele qual for é possível através de  escolhas  mais  saudáveis  para a sua   vida. O  importante  é saber o que pode ser o causador desta doença,   e se prevenir.

Você  já  foi há  uma  Nutricionista?  Saiba  que!!

Fatores internos e externos podem ser gatilhos para o desenvolvimento da doença como: Obesidade, Sedentarismo, falta de atividade física, aumento de consumo de carboidratos, produtos industrializados com aditivos e conservantes.

Desequilíbrio da flora intestinal causado pela falta de alimentação adequada, fermentação, aumento de industrializados juntamente com os aditivos e conservantes para aumentar o tempo de prateleira nos supermercados.

Enfraquecimento do sistema de defesa do corpo, causado pela falta de nutrientes importantes para o funcionamento adequado do organismo. Entre outros fatores como estresse, tabaco, álcool, agrotóxicos.

No processo da carcinogênese, ou seja, no processo de desenvolvimento do câncer temos 03 fases:

A primeira fase é tratada como INICIAÇÃO, as células sofrem pelos efeitos dos fatores citados onde inicia a mutação, ou seja, transformação, não é possível detectar um tumor;
Na segunda fase é tratada como PROMOÇÃO, as células se transformam em malignas, de forma lenta e gradual;
Na terceira fase e tratada como PROGRESSÃO, ocorre uma multiplicação descontrolada das células alteradas.

Mas como estamos falando de nutrição a boa notícia é que se o paciente estiver na segunda fase Promoção, é possível reverter o tumor, diminuindo a força do agente promotor do processo e muitas vezes interrompendo a doença através da mudança de habito alimentar e estilo de vida. Importante é ingerir mais frutas, verduras legumes, integrais, fazer uso de alguns alimentos anti-inflamatórios ou seja ,  nutrição   funcional

Portanto se a nutrição na segunda fase traz condições de melhora, porque não adotar desde já uma alimentação saudável para a sua vida, para evitar desequilíbrios orgânicos e ter mais saúde. Ter mais saúde é conquistar um estado de bem-estar físico e mental e espiritual.

Atendo  :  Scor Saúde ( Morumbi), Clínica São Remo,( Vila Santa Catarina)  Campo Belo Vida e Saúde(Moema)

MONICA SYMPHOROSO – NUTRICIONISTA & NATUROPATA

 

No comments
Carla RisoNovembro Azul
leia mais