Novembro Azul

Estamos   em Novembro e o Outubro  rosa   já se  foi,  mas os cuidados  devem permanecer.  Prevenir o câncer seja ele qual for é possível através de  escolhas  mais  saudáveis  para a sua   vida. O  importante  é saber o que pode ser o causador desta doença,   e se prevenir.

Você  já  foi há  uma  Nutricionista?  Saiba  que!!

Fatores internos e externos podem ser gatilhos para o desenvolvimento da doença como: Obesidade, Sedentarismo, falta de atividade física, aumento de consumo de carboidratos, produtos industrializados com aditivos e conservantes.

Desequilíbrio da flora intestinal causado pela falta de alimentação adequada, fermentação, aumento de industrializados juntamente com os aditivos e conservantes para aumentar o tempo de prateleira nos supermercados.

Enfraquecimento do sistema de defesa do corpo, causado pela falta de nutrientes importantes para o funcionamento adequado do organismo. Entre outros fatores como estresse, tabaco, álcool, agrotóxicos.

No processo da carcinogênese, ou seja, no processo de desenvolvimento do câncer temos 03 fases:

A primeira fase é tratada como INICIAÇÃO, as células sofrem pelos efeitos dos fatores citados onde inicia a mutação, ou seja, transformação, não é possível detectar um tumor;
Na segunda fase é tratada como PROMOÇÃO, as células se transformam em malignas, de forma lenta e gradual;
Na terceira fase e tratada como PROGRESSÃO, ocorre uma multiplicação descontrolada das células alteradas.

Mas como estamos falando de nutrição a boa notícia é que se o paciente estiver na segunda fase Promoção, é possível reverter o tumor, diminuindo a força do agente promotor do processo e muitas vezes interrompendo a doença através da mudança de habito alimentar e estilo de vida. Importante é ingerir mais frutas, verduras legumes, integrais, fazer uso de alguns alimentos anti-inflamatórios ou seja ,  nutrição   funcional

Portanto se a nutrição na segunda fase traz condições de melhora, porque não adotar desde já uma alimentação saudável para a sua vida, para evitar desequilíbrios orgânicos e ter mais saúde. Ter mais saúde é conquistar um estado de bem-estar físico e mental e espiritual.

Atendo  :  Scor Saúde ( Morumbi), Clínica São Remo,( Vila Santa Catarina)  Campo Belo Vida e Saúde(Moema)

MONICA SYMPHOROSO – NUTRICIONISTA & NATUROPATA

 

No comments
Carla RisoNovembro Azul
leia mais

O Equilíbrio total com os Nutrientes

 

Folato ou B9, só deve ser suplementada   mediante   evidências de necessidade,  assim como todo  e qualquer mineral e vitaminas, a  melhor forma  de   saber se tem ou não a  necessidade   é pedindo  exames bioquímicos, fazendo exame clinico  e avaliando  os alimentos  ingeridos   do  paciente e conhecendo a sua  estória de vida.

 

Pois   bem, falamos muito   de nutrição   e as pessoas pensam   logo no emagrecimento, e aí vem as dietas da moda, trazendo   orientações das mais absurdas possíveis, esquecendo  do lado  da  saúde.

 

Pois quando se trata de nutrição estamos falando de nutrientes os quais nutrem as células   para um adequado funcionamento fisiológico.  A Vit. B9 é nutriente que participa da saúde do cérebro, previne, depressões, formação do tubo neural, fortalece sistema imune, previne anemia, câncer de colón, doenças cardíacas.

 

Importante citar que a diminuição do folato leva a redução nas concentrações da b12 que é importante para o nosso sistema nervoso e para formação  da hemácias, e  que o excesso de ácido fólico desestabiliza a B12  e que pode gerar  aumento de câncer de cólon e de reto.

 

As   causas mais comuns de deficiência B9 incluem: Desnutrição, alcoolismo, distúrbios de absorção (Doença celíaca, chrow), mulheres gravidas, pessoas que fazem dialise. Consumo de determinados medicamentos (bulas de medicamentos trazem as interações drogas e nutrientes).

 

Mas   como a natureza é sabia   nós temos   muitos alimentos que podem fazer parte do nosso   dia a   dia , sendo  boas  fontes de B 9  como  Brócolis, espinafre, ervilhas, grãos, feijão lentilha laranja, fígado bovino, gema de ovo entre   outros  alimentos.

 

O importante   é que   você saiba do valor da nutrição,  ser nutricionista não é cuidar apenas   dos ponteiros da  balança,  vai muito  mais  além,   na prevenção  de doenças,  na melhora   de sua  saúde que  pode ser  encontrada   numa  alimentação adequada  para  o  seu   estado fisiológico.  A conduta será sempre para melhorar o aporte de vitaminas e minerais através dos alimentos, a suplementação como diz a palavra só será usada se houver  a necessidade. E para que isso   aconteça   é importante   passar sempre com a nutricionista para que ela faça   uma avaliação, e de o seu   diagnóstico nutricional, e com tudo isso   o resultado final é uma eliminação de peso saudável e a melhora da sua saúde, apreendendo   há  se alimentar   com alimentos  que realmente  possam fazer a diferença na sua vida.

 

Dra. Monica Symphoroso

CRN3 44330

Clinica Medica São Remo 5670-5000
Campo belo Vida e Saúde 2532-7320/9665

No comments
Carla RisoO Equilíbrio total com os Nutrientes
leia mais

O que é ser fitness?

 

Primeiro vamos entender o significado da palavra. De origem inglesa, significa “estar em boa forma física”. O termo é normalmente associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem-estar físico e mental.

No comments
Carla RisoO que é ser fitness?
leia mais