Zentagle, método de criação de imagens abstratas!!!

 

Zentangle é um método de criação de lindas imagens abstratas, através do desenho de traços repetitivos. A prática do Zentangle leva ao relaxamento, trazendo um enorme bem estar e melhoria da qualidade de vida.

O método de Zentangle foi criado, há cerca de 12 anos, nos Estados Unidos, por Rick Roberts e Maria Thomas. Existem professores certificados de Zentangle em mais de trinta países ao redor do mundo.

Depois de trabalhar, por muitos anos, como administradora e, mais tarde, como tradutora, descobri a técnica de Zentangle e dei um novo rumo à minha vida. Minha filha mais velha mora nos Estados Unidos há muitos anos e, quando ela estava para dar à luz à sua terceira filha, passei um longo tempo por lá. Foi então que descobri, em uma escola de artes próxima, uma professora que me ensinou aquilo  que hoje estou ensinando aqui no Brasil. Foi com ela que dei meus primeiros passos no Zentangle. Há dois anos, fiz a certificação com os criadores do método e, desde então, tive a alegria de poder apresentá-lo a muitas pessoas, com excelentes resultados.. Em 2016, estive novamente com os criadores do método, em Rhode Island, E.U.A., para um curso de atualização.

No Brasil e na América Latina, por enquanto, eu sou a única professora certificada.

 

O método de Zentangle é simples e fácil, mesmo para aqueles que estão convencidos de que não são artistas e de que nunca souberam desenhar.

O que é o método de Zentangle?

Zentangle é uma forma fácil, relaxante e divertida de criar lindas imagens abstratas através do desenho de traços repetitivos. Zentangle é uma forma meditação que, ao contrário de outros métodos de relaxamento e melhoria do foco, proporciona um efeito colateral, que é a criação artística. É maravilhoso descobrir que é possível relaxar e direcionar sua atenção, e, ao mesmo tempo, criar lindos trabalhos de arte.

 

Zentangle é a combinação dos benefícios terapêuticos da criação artística e da introspecção e paz, alcançadas na meditação. É um método fácil de aprender, relaxante e accessível a quase todas as pessoas.

NÃO É PRECISO SABER DESENHAR para praticar Zentangle. Ao contrário de outras formas relaxantes de criação artística, o material usado é simples, de baixo custo e fácil de transportar na bolsa ou no bolso da camisa.

Muitos são os benefícios do método Zentangle, entre eles:

  • Relaxamento
  • Combate à insônia (quando praticado antes da hora de dormir)
  • Melhora da auto-estima e de auto-confiança
  • Diminuição dos ataques de pânico
  • Alívio do stress
  • Desenvolvimento da habilidade motora
  • Melhora do foco
  • Coadjuvante no tratamento da dependência química
  • Aumento da capacidade de atenção e de concentração
  • Diminuição do stress
  • Desenvolvimento da criatividade
  • Descoberta de habilidades muitas vezes desconhecidas

 

Inúmeros profissionais  de psicologia, educação e aconselhamento tem experimentado os benefícios do Zentangle como forma de auxiliar seus pacientes a lidar com traumas ou perdas.

Em tempos como os de hoje, em que se fala muito em Mindfulness, atenção plena, ou seja, estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções, parar por alguns minutos para realizar uma atividade relaxante e, ao mesmo tempo, focada,  ajuda a desenvolver esta consciência.

 

Na prática de Zentangle, não se usa borracha. Por quê? Porque não existe erro. Uma vez que o que estamos criando são imagens abstratas, que não precisam lembrar absolutamente nada concreto, o praticante foca em cada linha que está traçando, sem medo de errar. Não existe certo ou errado.

 

Tenho uma página no Facebook: Meditarte Zentangle. Ali eu divulgo os workshops de introdução ao método. Para saber mais a respeito, visite-a e entre em contanto comigo pelo email: dina.schaffer@gmail.com

 

Vejam, abaixo, nove trabalhos feitos por alunos, em seu primeiro contato com Zentangle.

 

 

CZT – Certified Zentangle Teacher

Dina Schaffer

dina.schaffer@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais trabalhos feitos em Workshop de Introdução à Técnica de Zentangle:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais alguns exemplos de trabalhos feitos com Zentangle:

No comments

Carla Riso

25 anos de experiência na função de Gerente e Diretora de Marketing, elaborando e executando estratégias e iniciativas de Marketing, Mídia & Estratégias Digitais integrados, incluindo branding, digital, e-business, CRM, on-line, mídia social, através de técnicas de “cross-functions” com análise em tempo real, no Brasil e no exterior. Acostumada a provocar a expansão da carteira de clientes através da inclusão de Leads, do retorno de inativos e a fidelização; com aumento da intenção de compras em todas as linhas de negócios, do ROI e da receita.

Carla RisoZentagle, método de criação de imagens abstratas!!!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *